O governador do Estado, Carlos Brandão, sancionou a Lei 12.020/2023, de autoria do deputado Roberto Costa, que institui o dia 23 de outubro como ‘Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias’, no Maranhão. A data é referente a fundação da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde (FEMACS), entidade que representa 17 mil profissionais no estado.
“Agora nós temos um dia oficial que comemoramos o Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias. Agradeço ao deputado Roberto Costa, que é o presidente da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Maranhão, pela importância que ele deu e dá a todos nós. Através do deputado e da presidente Iracema obtemos mais essa conquista para a nossa classe”, enfatiza Marleidy, presidente da FEMACS.
Segundo o deputado Roberto Costa, “essa Lei veio exatamente mostrar o compromisso do Poder Legislativo do Maranhão, através da deputada Iracema Vale, nossa presidente e todos os deputados, e reconhecer o papel importante que tem o Agente Comunitário de Saúde e Combate às Endemias na vida da nossa população. O governador Brandão também tem o mesmo entendimento e respeito ao trabalho de todos os companheiros Agentes Comunitários de Saúde. Essa data é um marco para toda a categoria com o objetivo de continuar avançando nas conquistas importantes na qualidade do trabalho dos Agentes, porque com dignas condições de trabalho significa dizer que o povo do Maranhão estará bem tratado”, afirma Roberto Costa.
A sanção da Lei é fruto dos trabalhos realizados pela Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde do Maranhão, que está sob a coordenação de Roberto Costa no Poder Legislativo e participação efetiva da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, em prol da categoria. Ambos estão em diálogo constante com a presidente da FEMACS, Marleidy Bernabé, em busca de mais avanços para os ACS.
“A data é um reconhecimento ao importante papel dos agentes de saúde na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na construção de comunidades mais saudáveis”, destacou a presidente Iracema Vale.