Numa demonstração de cooperação e compromisso com o desenvolvimento rural, o deputado estadual Roberto Costa e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, receberam nesta terça-feira (23) caravanas de trabalhadores rurais, agricultores familiares e jovens do campo durante o evento “Grito da Terra – Maranhão 2024”.
A mobilização, que teve início na porta da Assembleia Legislativa, simboliza a união efetiva entre os poderes Legislativo e Executivo na busca por avanços significativos para o setor agrário. “É uma grande alegria ter iniciado esse movimento na casa do povo e ver essa harmonia entre os poderes legislativo e executivo. Juntos, estamos não só ouvindo, mas também atendendo as demandas da nossa valorosa agricultura familiar, que é a base da nossa sociedade,” afirmou o deputado Roberto Costa.
O ato, organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão (FETAEMA) e liderado por sua presidente Ângela Silva, reuniu representantes dos 214 sindicatos filiados. Após a recepção na Assembleia, os participantes seguiram em passeata até o Palácio dos Leões, onde foram calorosamente recebidos pelo governador Carlos Brandão, que anunciou uma série de medidas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e o bem-estar dos trabalhadores rurais.
Durante o evento, o governador Brandão assinou importantes ações distribuídas em diferentes eixos estratégicos. Na área de educação, foram lançados três novos cursos em parceria com a UEMA, além da criação de uma Escola Familiar Rural em Tempo Integral e a ampliação da jornada de trabalho dos professores para 40 horas semanais, representando um investimento superior a R$4 milhões de reais.
No âmbito do desenvolvimento econômico, destacam-se o lançamento do PAA Quilombola e do PROCAF, com um investimento conjunto de mais de 11 milhões de reais. Além disso, foi assinado um decreto que integra o desenvolvimento econômico às políticas agrícolas e ambientais.
O desenvolvimento social foi igualmente contemplado com o lançamento da CNH Rural, que beneficia diretamente os trabalhadores do campo, e na regularização fundiária, destacou-se a entrega de título coletivo de terra para a comunidade rural Estiva Cangati e a criação de um comitê transdisciplinar para a consulta de leis de terras.
Sessão Solene
A agenda com os movimentos rurais continuou no Poder Legislativo. Os trabalhadores rurais junto com os parlamentares celebraram os 40 anos do MST, os 60 anos da CONTAG e os 52 anos da FETAEMA durante solenidade na Assembleia Legislativa do Maranhão. Em reconhecimento ao papel vital da FETAEMA e à luta histórica dos movimentos rurais, o deputado Roberto Costa propôs uma sessão solene em homenagem aos 52 anos da federação, consolidando ainda mais o apoio do legislativo às causas agrárias.