A homenagem histórica do menino do Codozinho ao presidente José Sarney

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou uma sessão solene histórica nesta quarta-feira (19) para homenagear o presidente da República e escritor José Sarney com a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”, a mais alta honraria do Poder Legislativo. 

A homenagem proposta pelo deputado Roberto Costa (MDB), conduzida pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), foi marcada por momentos de profunda emoção e reconhecimento à trajetória de José Sarney, tanto na literatura quanto na política brasileira. 

Em seu discurso, o deputado Roberto Costa destacou a importância do homenageado para a história do Brasil e para a democracia, enfatizando a célebre frase fixada no plenário da ALEMA, “não há democracia sem parlamento livre”.

Roberto Costa emocionou os presentes ao narrar sua primeira experiência com o presidente, ainda na infância, quando fez parte da mobilização para receber José Sarney no aeroporto pela primeira vez no Maranhão como Presidente da República, em 1985. Naquela época não conseguiu ver o presidente, cujo destino reservou este momento para celebrar a vida e o legado de um dos homens mais importantes da nossa história.

“Hoje, estou aqui para fazer aquele encontro do menino do Codozinho com o presidente Sarney”, disse Roberto, expressando gratidão por poder prestar essa homenagem décadas depois. Ele também destacou que “nós não estamos fazendo hoje uma homenagem ao Presidente Sarney. Nós é que estamos sendo homenageados por ele com a sua presença nesta Casa.”

O deputado também ressaltou a contribuição de Sarney para a literatura e a política democrática, lembrando de suas obras literárias e de sua atuação crucial na transição do regime militar para a democracia no Brasil. “O homem por nós escolhido para homenagear com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman é o José Sarney, estadista no mais amplo sentido da palavra”, afirmou Costa, ressaltando que os deputados presentes se sentiram honrados com a presença de Sarney.

Mesmo aos 94 anos, José Sarney fez questão de discursar da tribuna, reconhecendo a simbologia do momento e grato pela honraria concedida através do deputado Roberto Costa.

“Esta cerimônia tem para mim um significado extraordinário que muito me comove e, ao mesmo tempo, é um reconhecimento que eu recebo com a maior honra e maior gratidão. Roberto Costa, a quem eu quero agradecer a honra de ter proposto à Casa que me fosse concedida essa medalha. A gratidão é a memória do coração”, disse José Sarney.

Veja mais