O deputado estadual Roberto Costa (MDB) usou a tribuna para repercutir o protagonismo do governador Carlos Brandão ao instalar o primeiro Centro de Referência da Mulher Negra do país, instrumento que foi destacado pela presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, além de deputadas, secretárias e representantes da sociedade civil no estado.
“E aqui eu parabenizo o governador Brandão por essa implantação tão importante para as mulheres negras. Só ressalta a sua prioridade com a diversidade de raças, demonstrando um governo de respeito e um governo presente, que reconhece as lutas da comunidade e valoriza com políticas públicas que possam dar esperança, dar um futuro melhor para todas as pessoas da comunidade negra e, em especial, às mulheres”, disse o parlamentar.
Além do protagonismo do governador Carlos Brandão, o deputado ressaltou a posse da nova diretora do Centro, a professora universitária da UEMA de Bacabal, Ádemas Galvão, mulher com vasto currículo no trabalho com as comunidades no Maranhão.
“A professora Ádemas é referência em Bacabal no trabalho e representando as mulheres negras nas suas demandas e construção de políticas públicas. É grandioso termos uma irmã nossa, da nossa cidade, ocupando um cargo tão importante. O Maranhão se destaca exatamente pela diversidade das raças e da cultura. Por isso a necessidade de dar voz a nossa gente, ao nosso povo, às mulheres”, discursou Roberto Costa.
O Centro Estadual de Referência da Mulher Negra ‘Ana Silvia Cantanhede’ fica localizado na Rua dos Craveiros, Centro de São Luís. O equipamento é ligado à Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e tem como propósito oferecer um espaço seguro e acolhedor para mulheres negras vítimas de violência, do racismo institucional, religioso, ambiental, da xenofobia e todas as formas de intolerâncias.