O deputado Roberto Costa participou, ao lado do governador Carlos Brandão, da presidente Iracema Vale, do secretário Tiago Fernandes, de deputados estaduais e demais autoridades e representantes do UNICEF e Ministério da Saúde, do lançamento do Programa “Cuidar de Todos”, desenvolvido pelo governo do Maranhão. Foram seis meses de elaboração do plano que tem como foco principal fortalecer a atenção primária para enfrentar os problemas que mais causam adoecimento e óbito na população.
De acordo com Roberto Costa, “é um lançamento importante do governador Brandão, onde o ‘Programa Cuidar de Todos’ vem fazer com que o governo busque a parceria com as prefeituras, inclusive com a cidade de Bacabal, no sentido de reforçar a nossa atenção primária, nossa atenção básica que é tão necessária para a nossa população e melhorar os resultados em saúde”.
O Programa “Cuidar de Todos” possui três etapas para implantação. A primeira é a adesão dos municípios e a doação de equipamentos para as equipes de Saúde da Família. A segunda etapa inclui o monitoramento dos indicadores do programa e apoio técnico aos municípios. E a terceira etapa é a premiação do concurso Inova Saúde. Entre os indicadores que precisam ser reduzidos estão as taxas de mortalidades materno infantil, AVC e infarto, entre outras que necessitam de atuação preventiva. Para Roberto Costa, é o maior plano já visto no Maranhão para melhorar os resultados da saúde.
“Em Bacabal já existe um trabalho sendo feito pela prefeitura, mas a parceria do governador, com o apoio da Assembleia Legislativa do Maranhão, vai priorizar o atendimento das pessoas que vivem nos povoados, nas comunidades e bairros mais distantes, e o reforço dos Agentes Comunitários de Saúde. E isso vai ser no Maranhão inteiro. É o maior plano já visto no Maranhão para melhorar os resultados da saúde. Eu fico feliz de poder apoiar esse programa do governador Brandão, que irá atender cada canto de Bacabal, pessoas da zona rural e da sede do município, é dessa forma que nós temos que atuar para melhorar a vida da nossa população, principalmente, a nossa saúde”, pontuou o deputado.