10 de agosto de 1823 é a data de nascimento do pioneiro da poesia nacional, o maranhense e romancista Gonçalves Dias, escritor, poeta, teatrólogo, historiador, jornalista, que nesta quinta-feira (10) recebeu homenagens pelo seu bicentenário na Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Roberto Costa.
A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa e contou com a presença de diversas autoridades e representantes do governo do Maranhão, Tribunal de Justiça, Academia Maranhense de Letras, entre outras instituições.
“Menino do interior do Maranhão, vítima de vários preconceitos, fez dos livros e do amor pelas letras sua causa de vida. Deixou de ser de Caxias e do Maranhão, para se tornar Patrimônio do Mundo. Gonçalves Dias merece ser lido, estudado, admirado e celebrado. Que o seu bicentenário seja uma oportunidade para reafirmarmos o nosso compromisso com a literatura, com a cultura e seu valor. Seu legado seja fonte de motivação para os novos escritores e leitores”, ressaltou o deputado Roberto Costa.
Idealizada em conjunto com a Fundação da Memória Republicana Brasileira, a Sessão Solene foi um dos pontos altos da programação de homenagens ao escritor realizada durante todo o ano pelo Governo do Maranhão. Segundo Kécio Rabelo, “a iniciativa desta casa legislativa, a partir da proposição do deputado Roberto Costa, é uma das mais significativas homenagens ao poeta, advogado, etnólogo e teatrólogo Gonçalves Dias. Esta casa, onde o povo do Maranhão está representado, enaltece o mais ilustre de seus filhos. Pequeno em estatura, gigante em importância e merecimento”, disse Kécio.
A presidente do Poder Legislativo, deputada Iracema Vale, ressaltou o legado de Gonçalves Dias e parabenizou o deputado Roberto Costa “pela iniciativa porque é muito importante perpetuar a memória de Gonçalves Dias que é esse grande orgulho nacional”. A Sessão Solene também foi composta pela apresentação da Banda Bom Menino das Mercês e do cantor Guilherme Jr.