A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, durante a sessão plenária desta terça-feira (22), o Projeto de Lei n° 440/2023, de autoria do deputado Roberto Costa, que institui o dia 23 de outubro como ‘Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias’, no Maranhão. A data é referente a fundação da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde (FEMACS), entidade que representa 17 mil profissionais no estado.
A proposição aguarda apenas a sanção do governador do estado e é fruto dos trabalhos realizados pela Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde do Maranhão, sob coordenação do deputado Roberto no Poder Legislativo. Em diálogo constante com a presidente da FEMACS, Marleidy Bernabé, o deputado destacou que a data é um reconhecimento ao importante papel dos agentes de saúde na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na construção de comunidades mais saudáveis.
“Eu fico muito feliz de ter proposto esse Projeto que reconhece uma categoria tão importante na saúde da nossa população. O agente comunitário de saúde é aquela figura que vai na base da população, que vai nos bairros, nos povoados, que atende de casa em casa e que merece o nosso reconhecimento. Eu quero agradecer através da nossa presidente Iracema Vale, que deu total apoio, e dizer para nossa amiga Marleidy que é a presidente da Federação, que o trabalho que eles fazem é reconhecido hoje pela Assembleia Legislativa do Maranhão”, disse Roberto.