Trajetória Política de Roberto Costa

José Roberto Costa Santos cresceu no bairro Codozinho, em São Luís. Filho de Roberto Oliveira (Jogador de futebol profissional) e de Elza Maria (militante de movimentos sociais e políticos, formada em Filosofia e Direito, exercendo atualmente o cargo de Procuradora Federal).

Estudou em escolas públicas, no Colégio Sousândrade e na Escola Modelo Benedito Leite. Ingressou no movimento estudantil e foi eleito Diretor de Imprensa da UMES.

Roberto Costa é formado em Gestão de Recursos Humanos.

Trabalhou como Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa do Maranhão e no Senado Federal.

Na extinta Gerência Metropolitana, exerceu o cargo de Supervisor de Estruturas Físicas Educacionais.

Desenvolveu um excelente trabalho no Diretório Estadual do MDB e no Diretório Municipal (sempre ao lado do senador João Alberto, seu líder político, com quem aprendeu a arte da militância partidária, a lealdade a seu grupo político e os princípios da seriedade, honestidade e da transparência com a questão pública).

Em 2009, tomou posse como Deputado Estadual. Foi convidado para assumir a gestão da  Secretaria de Esporte e Juventude (SESPJUV). Durante sua gestão à frente da SESPJUV, Roberto Costa desempenhou um excelente trabalho em prol da juventude e do esporte maranhense.

Inovou no 37º Jogos Escolares Maranhense – JEMS, regionalizando as etapas e batendo o recorde de participação de atletas e de municípios.

Na pasta da Juventude, Roberto Costa promoveu resultados de densos trabalhos na implantação do Projovem Urbano e Trabalhador, com a inclusão de mais de 35 mil jovens com a qualificação profissional e social.

Reativou a Formação de Grêmios Estudantis, além de realizar Congressos, Seminários e Encontros para o fortalecimento da juventude.

Tornando-se, desta forma, o Secretário de Esporte e Juventude com maior destaque no Estado do Maranhão.

Em 2010, foi eleito Deputado Estadual pelo MDB, com 45.257 votos.

Seu trabalho na Assembleia Legislativa tem alcançado grandes destaques. Em 2013 foi relator da CPI de Combate à Violência Contra a Mulher, debateu amplamente sobre o assunto com objetivo de combater e diminuir os dados alarmantes de violência contra as mulheres no estado.

Apresentou os Projetos de Lei que determina e regulariza: os Grêmios Estudantis em toda a rede pública estadual; a obrigatoriedade de quadras poliesportivas nas escolas estaduais; e a implantação da disciplina Ética e Política na grade curricular dos estudantes do ensino médio.

Sua voz é atuante. Roberto Costa combateu a fraude na Ata de elaboração da Planta Genérica de Valores do IPTU 2011 cometida pela Prefeitura Municipal de São Luís; impetrando uma representação na OAB e no Ministério Público (fator determinante na decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão) que suspendeu a cobrança abusiva do imposto, garantindo desta forma, o direito do cidadão ludovicense.

Entre seus projetos estão à gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH Popular) para possibilitar o acesso ao documento a pessoas de baixa renda, a gratuidade do transporte coletivo intermunicipal para maiores de 60 anos de idade, a instituição da Frente Parlamentar da Juventude Maranhense, o Código de Proteção Animal no Estado do Maranhão, o projeto que trata  sobre a prioridade de atendimento às pessoas portadoras de diabetes nos órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras, outro  projeto que declara Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão as manifestações culturais da região da “Grande Madre Deus, além de outros.

Em 2014 se reelegeu para seu segundo mandato. Atualmente é o  presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Maranhão.


Deputado Estadual

Tomou posse como Deputado Estadual; logo após, foi convidado pela governadora Roseana Sarney a assumir a Secretaria de Esporte e Juventude. Durante sua gestão à frente da SESPJUV, Roberto Costa desempenhou um excelente trabalho em prol da juventude e do esporte maranhense.

Eleito Deputado Estadual

Foi eleito Deputado Estadual pelo MDB, com 45.257 votos. Seu trabalho na Assembleia Legislativa tem alcançado grandes destaques. Apresentou os Projetos de Lei que determina e regulariza: os Grêmios Estudantis em toda a rede pública estadual; a obrigatoriedade de quadras poliesportivas nas escolas estaduais; e a implantação da disciplina Ética e Política na grade curricular dos estudantes do ensino médio. Sua voz foi atuanteno combate da fraude na Ata de elaboração da Planta Genérica de Valores do IPTU 2011 cometida pela Prefeitura Municipal de São Luís; impetrando uma representação na OAB e no Ministério Público (fator determinante na decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão) que suspendeu a cobrança abusiva do imposto, garantindo desta forma, o direito do cidadão ludovicense.

Reeleito Deputado Estadual

Se reelegeu para seu segundo mandato. Sendo, atualmente, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Acompanhe o nosso trabalho