Nesta quinta-feira (23) aconteceu o Congresso Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias. O evento reuniu cerca de 250 agentes representando 170 municípios do estado do Maranhão para discutir melhorias nas condições de trabalho da categoria e assistência à população.
O congresso foi organizado pela Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias (FEMACS) e contou com a presença do governador do estado, Carlos Brandão, da Ilda Ângela, presidente da Confederação Nacional (CONACS), do secretário de estado da saúde, Tiago Fernandes, da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, e do deputado Roberto Costa.
A presidente da FEMACS, Marleidy Bernabé, destacou que o momento foi histórico para os agentes de saúde. “Pela primeira vez na história da nossa instituição, que tem mais de 25 anos, nós temos um governador presente”, disse Marleidy.
Entre as medidas do governador, por meio da secretaria de estado da saúde, criou um grupo de trabalho para levantar todas as demandas e priorizar as mais urgentes, a fim de garantir melhorias para os profissionais de saúde.
“É um motivo de muita alegria, para mim, poder encontrar os representantes dos agentes comunitários de saúde de 170 municípios, ao lado da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e do deputado Roberto Costa. Nosso governo tem esse perfil de dialogar para garantir melhorias na qualidade do serviço. Não tenho dúvidas de que, a partir do nosso diálogo, sairão muitos resultados positivos para os trabalhadores e cidadãos”, disse o governador Carlos Brandão.
A Assembleia Legislativa, a pedido da presidente Iracema Vale, já vem dialogando com a categoria por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Maranhão, que é presidida pelo deputado Roberto Costa.
A presidente Iracema destacou que “esse momento é de satisfação, de alegria, de reconhecimento e de gratidão. Eu sou enfermeira, acompanho a história dos agentes de saúde no estado desde a sua fundação e tenho muito orgulho de ver onde vocês chegaram. Por isso, contem sempre conosco”.
Segundo Roberto Costa, “o mais importante foi feito, que foi estreitar os laços dos agentes com o governo do estado e ver os frutos desse trabalho por meio da frente parlamentar como mediadora desses profissionais e do Poder Executivo. E o resultado disso será mais qualidade nos serviços para a população”.